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domingo, 4 de agosto de 2013

ESTRATÉGIA DE MARKETING E OS 4Ps

ESTRATÉGIA DE MARKETING E OS 4Ps

Carlos Alexandre Cruz Bloedow

            Quando uma organização busca a implementação sistêmica em seu planejamento, o alinhamento da missão, visão e valores, junto com suas estratégicas genérias e seu posicionamento estratégico de marketing, essas decisões refletirão o que a empresa quer, como ela vai chegar lá, o que ela valoriza, como os consumidores, compradores, clientes-alvo a veem. Para tanto, ao optar por qual posicionamento é mais adequado, o reflexo sobre os 4Ps do mix de marketing ocorrerão variadamente de acordo com as necessidades de atingir o objetivo desejado pela empresa, criando um vantagem competitiva em relação as demais concorrentes no mercado e fazendo com que os clientes-alvo percebam claramente o que o empreendimento propõe.
            Conforme citado no livro de apoio a disciplina, Poter classifica o posicionamento estratégico a ser adotado pelas organizações em três formas:
           
Posicionamento Baseado em Variedade: Nessa estratégia a empresa deve ter capacidade de produzir diversos produtos/serviços, atendendo uma parte das necessidades dos clientes.
a) Produto/serviço: A empresa necessita de uma grande variedade de produtos/serviços a disposição dos consumidores;
b) Preço/Valor: A empresa precisa passar a impressão aos clientes que o valor pago ao que ela oferta é justo, e como a variedade é grande, em alguns casos pode-se subisidiar um produto por outro;
c) Praça/Localização: Mesmo não sendo o foco principal da estratégia, esse ítem sempre deve ter uma atenção especial, pois uma escolha mal feita pode acarretar no insucesso da organização;
d) Promoção/Comunicação: A empresa deve comunicar ao seu público-alvo sua estratégia, no caso desse posicionamento, isso tem que estar claro para seus clientes a respeito da variedade de produtos/serviços que ela dispõem para atendê-los.

            Posicionamento Baseado nas Necessidades: Nessa estratégia a empresa deve ter a capacidade de atender especificadamente às necessidades dos clientes-alvo.
a) Produto/serviço: Como a intensão é atender as necessidades dos clientes-alvo, sua operação deve ser voltada a isso, pesquisando e estando sempre atenta a alguma mudança nos hábitos ou preferências dos compradores, questões como tipo de embalagem, cores, formas de atendimento, buscando a sua fidelização;
b) Preço/Valor: Para atendê-los a organização deverá optar por sua estratégia genérica, seja através de produtos exclusivos com qualidade diferenciada, seja pelo preço, tendo um controle forte nos custos do processo, ou através do enfoque, direcionando ainda mais sua atividade fim a um grupo de consumidores;
c) Praça/Localização: Uma das necessidades que podem ser atendidas está na distribuição, recebimento ou localização do empreendimento, decisões a respeito do melhor estratégia de distribuição (exclusiva, seletiva ou intensa) devem ser levados em conta, assim como o fato de possuir transporte próprio ou terceirizar;
d) Promoção/Comunicação: A comunicação entre a organização e os clientes-alvo, quando a empresa decide por esse posicionamento, precisa acontecer da forma mais clara possível, pois de nada adianta ter os produtos/serviços para aquele público específico, se eles não são informados disso, as campanhas publicitárias, patrocínios em eventos, merchandising, e uma produção local que atraia seus clientes desejados são de suma importância no processo.
           
            Posicionamento Baseado no Acesso: Nessa estratégia a empresa precisa ter um acesso facilitado, seja pela localização, tecnologia, familiaridade, porte, etc.
a) Produto/Serviço: Deve estar o mais acessível possível dos clientes;
b) Preço/Valor: Pode variar de acordo com a estratégia genérica da empresa, o importante é o cliente perceber esse valor como justo e a organização ter o lucro esperado pela negociação;
c) Praça/Localização: Como o acesso é o ponto chave, o empreendimento deve estar localizado no ponto ideal, possuir segurança, estacionamento, bom ambiente, entrega, distribuição. Todas essas decisões irão depender de acordo com o tipo de negócio devenvolvido, buscando a fidelização dos clientes-alvo;
d) Promoção/Comunicação: Assim como no Posicionamento Baseado nas Necessidades, o Posicionemento Baseado no Acesso deve ser percebido pelos clientes-alvo, seja através de propaganda explícita no local, ou através das mídias como rádio, jornal, tv, internet.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

REICHELT, Valesca Persch. Marketing Estratégico. Canoas: ULBRA, 2009. obs. Livro de apoio a Disciplina de Marketing Estratégico do curso de Pós Graduação em Gestão de Negócios.

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