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domingo, 4 de agosto de 2013

SAFRA X INFRAESTRUTURA

SAFRA X INFRAESTRUTURA

Carlos Alexandre Cruz Bloedow

             De acordo com o Senador de Minas Gerais Clesio Andrade[1] “Com a falta de investimento, a infraestrutura de transporte disponível hoje no Brasil não atende às necessidades de crescimento econômico e está prejudicando a consolidação do nosso desenvolvimento”
A infraestrutura é um dos grandes entraves para o desenvolvimento do Brasil. Hoje temos uma total dependência do transporte rodoviário, não há e nunca houve o planejamento e investimento a cerca dos modais ferroviários e aquaviários a fim de torná-los eficientes na relação custo X benefício, o que acaba onerando o custo de produção, causando um caos nas rodovias dos grandes centros urbanos,  milhares de vidas que são perdidas nas estradas de todo o país, pois como praticamente todo o transporte interno é realizado por caminhões e isso ocasiona problemas como a qualidade das estradas (quando essas têm qualidade), motoristas cansados, fluxo intenso e a poluição do meio ambiente.
Conforme Razzolini Filho (2009, pag. 155) o ex-ministro dos transportes Paulo Sérgio Passos[2]disse em uma entrevista à agencia de notícias Transportes Agora:

O Brasil tem uma malha ferroviária que é insuficiente e tem uma dimensão incompatível com o tamanho de sua economia, com sua escala de produção, com os roteiros que são absolutamente fundamentais para fazer com que a riqueza nacional possa circular seja internamente, seja na busca dos portos brasileiros, e aí se destinando para os portos de destino.

Não só o tempo e a indisponibilidade de outros modais em determinadas regiões do Brasil são impecílhos para a utilização dos Transportes multimodais. Segundo Razzolini Filho (2009) a multimodalidade está definida na Lei n° 9.611 de 19 de Fevereiro de 1988, mas esta encontra uma barreira no setor tributário dos Estados, que acreditam que perderam arrecadação com a emissão de um único conchecimento de transporte.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


RAZZOLINI FILHO, Edelvino. Transportes e modais: com suporte de TI e SI. 2. ed. rev. atual e ampl. Curitiba: Ibepex, 2009. disponível em < http://ulbra.bvirtual.com.br/> acessado em 25/06/2013.



[1] Sen. Clesio Andrade é Presidente da CNT – Confederação Nacional dos Transportes.
[2] Paulo Sérgio Passos foi substituído por César Borges em 1° de Abril de 2013

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