A Cultura nas
Organizações
Carlos Alexandre Cruz Bloedow
Em uma organização, muitos fatos e
acontecimentos são determinantes para que ela venha a prosperar ou não, e a
cultura organizacional é um desses fatores de maior importância, pois afeta
todos os envolvidos direta e indiretamente, determina a missão, a visão e os
valores da empresa e cria o clima organizacional.
Refletir as ideias e valores de seus
fundadores, muitas organizações absorvem essas características e as incorpora
na cultura da empresa sendo compartilhado com todos os membros, conforme
Chiavenato (2010, p. 174) cultura organizacional “é uma complexa mistura de
pressuposições, crenças, valores, comportamentos, histórias, mitos, metáforas e
outras ideias que juntas, representam uma maneira particular de uma organização
funcionar e trabalhar”, o autor cita casos de empresas como a DuPont que tem
foco na segurança; Dell Computer nos serviços; a 3M em inovação e a Toyota com
a qualidade, todas dotadas de uma cultura organizacional forte conhecida tanto
pelos funcionários quanto fornecedores, acionistas, clientes e investidores.
A grande dificuldade para algumas
coorporações que possuem uma cultura forte está no desafio de adaptar-se e
inovar constantemente, outro entrave diz respeito as fusões entre organizações
com focos diferentes, de acordo com Robbins, Judge e
Sobral (2011) anteriormente obter vantagem finaceira ou à sinergia de produtos
eram os principais fatores em uma fusão, atualmente, a compatibilidade entre as
culturas dessas organizações passou a ser a maior preocupação dos empresários,
pois está nas pessoas, sejam funcionários, clientes, fornecedores, etc, o
sucesso ou fracasso dessa operação.
Outro fator importante diz respeito ao
clima organizacional, no qual a cultura da empresa é a responsável pela criação
e o desenvolvimento de um ambiente saudável e que inspire atitudes positivas,
fazendo com que seus funcionários estejam engajados a darem o melhor de si,
interagindo e colaborando com seus colegas, o que acaba sendo bom tanto para a
empresa como para os colaboradores.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHIAVENATO,
Idalberto. Gestão de Pessoas. 3.ed.Rio
de Janeiro: Elsevier, 2010.
ROBBINS,
Stephen P.; JUDGE, Timothy A.; SOBRAL Filipe. Comportamento
organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14.ed. São Paulo: Pearson Prentice
Hall, 2010.
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