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quinta-feira, 18 de abril de 2013

A CULTURA NAS ORGANIZAÇÕES


A Cultura nas Organizações

Carlos Alexandre Cruz Bloedow

Em uma organização, muitos fatos e acontecimentos são determinantes para que ela venha a prosperar ou não, e a cultura organizacional é um desses fatores de maior importância, pois afeta todos os envolvidos direta e indiretamente, determina a missão, a visão e os valores da empresa e cria o clima organizacional.
Refletir as ideias e valores de seus fundadores, muitas organizações absorvem essas características e as incorpora na cultura da empresa sendo compartilhado com todos os membros, conforme Chiavenato (2010, p. 174) cultura organizacional “é uma complexa mistura de pressuposições, crenças, valores, comportamentos, histórias, mitos, metáforas e outras ideias que juntas, representam uma maneira particular de uma organização funcionar e trabalhar”, o autor cita casos de empresas como a DuPont que tem foco na segurança; Dell Computer nos serviços; a 3M em inovação e a Toyota com a qualidade, todas dotadas de uma cultura organizacional forte conhecida tanto pelos funcionários quanto fornecedores, acionistas, clientes e investidores.
A grande dificuldade para algumas coorporações que possuem uma cultura forte está no desafio de adaptar-se e inovar constantemente, outro entrave diz respeito as fusões entre organizações com  focos  diferentes, de acordo com Robbins, Judge e Sobral (2011) anteriormente obter vantagem finaceira ou à sinergia de produtos eram os principais fatores em uma fusão, atualmente, a compatibilidade entre as culturas dessas organizações passou a ser a maior preocupação dos empresários, pois está nas pessoas, sejam funcionários, clientes, fornecedores, etc, o sucesso ou fracasso dessa operação.
Outro fator importante diz respeito ao clima organizacional, no qual a cultura da empresa é a responsável pela criação e o desenvolvimento de um ambiente saudável e que inspire atitudes positivas, fazendo com que seus funcionários estejam engajados a darem o melhor de si, interagindo e colaborando com seus colegas, o que acaba sendo bom tanto para a empresa como para os colaboradores.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 3.ed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A.; SOBRAL Filipe. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

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