COMUNICAÇÃO, ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL: TEM TUDO A VER
Késia Oliveira da C. Faleiro
A
comunicação tanto pode construir como destruir reputações empresariais,
credibilidade pública e imagens institucionais. Por isso, a comunicação
tem estreita relação com a ética e a responsabilidade social. Toda
organização que reprima o diálogo, a conversação e se feche para o
entendimento, estará conspirando contra a saudável formação dos seus
talentos e suas competências.
O mundo contemporâneo exige cada vez
mais a adoção de padrões de conduta ética que valorizem o ser humano, a
vida em sociedade e o meio ambiente. As organizações socialmente
responsáveis estão mais bem preparadas para assegurar a sustentabilidade
dos seus negócios, por estarem sintonizadas em atender às necessidades
que afetam tanto a sociedade, como também, o mundo empresarial. Empresa
socialmente responsável é a que vai além das obrigações legais e
estatutárias. É a empresa aberta à comunicação interna e externa,
disposta ao diálogo e engajada na busca de soluções para os problemas
que afetam toda a sociedade.
A capacidade de avaliarmos uma
situação, julgando as suas causas e efeitos, nos permite discernir o que
é favorável para o nosso bem-estar físico, mental e espiritual, e
ainda, o que é mais adequado para um contexto de justiça social e
equilíbrio ambiental.
Invariavelmente esse tipo de reflexão nos
levará a duas palavras que sintetizam a importância da relação da
comunicação com a ética: liberdade de expressão e responsabilidade.
Dentro
dessa perspectiva, a comunicação corporativa deve pautar-se pelo
compromisso ético de construir canais de diálogo e pelo exercício pleno
da responsabilidade social e ambiental da empresa. A comunicação deve
caracterizar-se pela verdade, pelo respeito à diversidade dos públicos
internos e externos, pela eliminação do preconceito de qualquer ordem e
pela manutenção de um clima favorável ao compartilhamento de
informações, idéias e conhecimentos.
As empresas que melhor se
espelham na ética são aquelas que se comunicam e promovem a comunicação
interna e externa como uma extensão dos seus princípios e valores. São
as empresas que reconhecem a função estratégica da comunicação para o
estabelecimento de uma gestão empresarial socialmente responsável.
Apesar de intangível, a comunicação é uma das bases concretas que
expressa a maneira de ser da empresa e, por isso, tem muito a ver com a
sua cultura.
Fala-se muito em empresa cidadã. E cidadania na
empresa começa por dentro, com uma política efetiva de abertura para o
diálogo e de incentivo à comunicação. Significa o funcionário sentir-se
respeitado, reconhecido, valorizado e motivado a contribuir
criativamente para o sucesso da empresa e, ao mesmo tempo, para o seu
progresso profissional e social. Significa um ambiente de trabalho
propício ao intercâmbio de idéias e ao compartilhamento de informações,
opiniões e sentimentos.
Certa vez, ao ser indagado por um repórter sobre a complexidade do relacionamento humano, Carl Gustav Yung disse: "Nenhum homem é uma ilha fechada sobre si; todos são parte de um continente, uma parcela de terra principal". Mais adiante, respondendo outra pergunta, completou: "Todos os efeitos são recíprocos e nenhum elemento age sobre outro sem que ele próprio seja modificado".
A
empresa tem influência direta na qualidade de vida e na formação de
comportamentos e atitudes dos seus funcionários, da mesma forma que os
seus funcionários têm influência efetiva na formação da cultura da
empresa e na qualidade dos produtos e serviços que atenderão às
necessidades dos clientes.
Ser uma Empresa Cidadã significa
desenvolver a ética da comunicação plena e integral, que não se limita
aos personagens diretamente envolvidos nos seus negócios (comunicação
interna), mas com a sociedade como um todo (comunicação externa e
institucional).
A informação é um direito de todo cidadão e o ato
de se comunicar é dever de toda pessoa ou empresa que vive e se
relaciona numa sociedade. É dentro dessa perspectiva que se consolida o
conceito de Empresa Ética e Cidadã, ou seja, a organização que promove a
democratização da informação e a abertura para a comunicação com os
seus públicos interno (funcionários e colaboradores) e externo
(clientes, fornecedores, sociedade, sindicatos e governo).
A ética
não pode ser entendida como teoria, mas essencialmente como prática de
cidadania e comunicação. É uma disciplina que se orienta pelo desejo de
unir o saber ao fazer. Como filosofia prática, a ética busca aplicar o
conhecimento sobre o ser para construir aquilo que deve ser. É a
reflexão interior visando a ação exterior, dentro de um comportamento
socialmente responsável. Concordo com o empresário Ben Van Schaik,
ex-presidente da Daimler-Chrysler/Mercedes-Benz do Brasil, que disse que
"O futuro será das empresas que pensarem mais nas pessoas do que em si mesmas".
Na
grande aldeia global do mundo digital, nós cidadãos do Planeta Terra
devemos intensificar o debate sobre comunicação, ética e
responsabilidade social, buscando a consolidação dos valores humanos nas
relações empresariais e de trabalho.
Por Gustavo Gomes de Matos para o RH.com.br
Site: ttp://www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Artigo/4680/comunicacao-etica-e-responsabilidade-social-tem-tudo-a-ver.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário