MOTIVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA
DE MERCADO
Carine F. Almeida
Com o mercado tornando-se cada vez mais competitivo, uma
preocupação tem ganhado muito espaço dentro das organizações, estou me
referindo à constante procura de estratégias, inovações, pois só assim uma
empresa poderá encarar o mercado contemporâneo. Sabe-se que hoje, uma
organização que possui uma equipe especificamente estratégica, sai na frente
dos demais concorrentes, pois sempre está em constante aperfeiçoamento.
Mas quando falo em equipe estratégica, me refiro a um
grupo de pessoas que precisa trabalhar com um objetivo em comum, as quais devem
sempre estar à procura de soluções muitas vezes para problemas que ainda nem existe
afinal ser estratégico é pensar em algo antes que ele aconteça. Assim, foco o
olhar nestas pessoas e me pergunto até que ponto alguém consegue produzir estrategicamente,
e o que está envolvido neste trabalho constante que exige cada vez mais do
sujeito.
Pensando um pouco, é possível notar que para desenvolver
equipes estratégicas, a organização necessita de outra estratégia, a motivação,
a qual é responsável por impulsionar os indivíduos usarem sua criatividade, sua
capacidade de ser estratégico. Alias... hoje se sabe da importância da motivação
para qualquer processo de trabalho que envolve seres humanos, já que a
remuneração deixou de ser a muito tempo o único beneficio que mantinha um
trabalhador em seu emprego.
Segundo Machado (2010), cada vez mais as organizações tem
dado importância à motivação de seus colaboradores, hoje se sabe que este fator
interfere diretamente nos resultados produtivos e econômicos das empresas, além
da vida pessoal e profissional do sujeito. Assim, as organizações vêm investindo
em fatores motivacionais, pois também, se tem o conhecimento de que a
remuneração não é um dos maiores impulsionadores da motivação, já que as
pessoas descobriram que para ser feliz de verdade não basta possuir um salário
alto, mais que isso é preciso tranqüilidade, saúde entre outros.
Dessa forma, a motivação também vendo sendo uma das
grandes estratégias utilizadas para promover o crescimento de uma organização,
tendo em vista que as pessoas são consideradas cada vez mais de extrema importância
para o sucesso da empresa, pois é delas que partirá outras estratégias a serem
utilizadas. Porém, o problema se encontra na forma de motivar os sujeitos, pois
motivação é um conceito muito subjetivo, o que vai exigir grande flexibilidade e um olhar clínico para saber qual a melhor forma de motivar uma equipe constituída
de diferentes ideologias.
MACHADO,
P. Impulsione a Motivação. Revista
Liderança, São Paulo, V. 1, n. 67, p. 28-33, maio. 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário