Páginas

quarta-feira, 3 de abril de 2013

MOTIVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MERCADO


MOTIVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MERCADO

Carine F. Almeida
            Com o mercado tornando-se cada vez mais competitivo, uma preocupação tem ganhado muito espaço dentro das organizações, estou me referindo à constante procura de estratégias, inovações, pois só assim uma empresa poderá encarar o mercado contemporâneo. Sabe-se que hoje, uma organização que possui uma equipe especificamente estratégica, sai na frente dos demais concorrentes, pois sempre está em constante aperfeiçoamento.
            Mas quando falo em equipe estratégica, me refiro a um grupo de pessoas que precisa trabalhar com um objetivo em comum, as quais devem sempre estar à procura de soluções muitas vezes para problemas que ainda nem existe afinal ser estratégico é pensar em algo antes que ele aconteça. Assim, foco o olhar nestas pessoas e me pergunto até que ponto alguém consegue produzir estrategicamente, e o que está envolvido neste trabalho constante que exige cada vez mais do sujeito.
            Pensando um pouco, é possível notar que para desenvolver equipes estratégicas, a organização necessita de outra estratégia, a motivação, a qual é responsável por impulsionar os indivíduos usarem sua criatividade, sua capacidade de ser estratégico. Alias... hoje se sabe da importância da motivação para qualquer processo de trabalho que envolve seres humanos, já que a remuneração deixou de ser a muito tempo o único beneficio que mantinha um trabalhador em seu emprego.
            Segundo Machado (2010), cada vez mais as organizações tem dado importância à motivação de seus colaboradores, hoje se sabe que este fator interfere diretamente nos resultados produtivos e econômicos das empresas, além da vida pessoal e profissional do sujeito. Assim, as organizações vêm investindo em fatores motivacionais, pois também, se tem o conhecimento de que a remuneração não é um dos maiores impulsionadores da motivação, já que as pessoas descobriram que para ser feliz de verdade não basta possuir um salário alto, mais que isso é preciso tranqüilidade, saúde entre outros.
            Dessa forma, a motivação também vendo sendo uma das grandes estratégias utilizadas para promover o crescimento de uma organização, tendo em vista que as pessoas são consideradas cada vez mais de extrema importância para o sucesso da empresa, pois é delas que partirá outras estratégias a serem utilizadas. Porém, o problema se encontra na forma de motivar os sujeitos, pois motivação é um conceito muito subjetivo, o que vai exigir grande flexibilidade e um olhar clínico para saber qual a melhor forma de motivar uma equipe constituída de diferentes ideologias.

MACHADO, P. Impulsione a Motivação. Revista Liderança, São Paulo, V. 1, n. 67, p. 28-33, maio. 2010.
           
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário