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quarta-feira, 3 de abril de 2013

INOVAÇÃO


Inovação
Débora Führ

Vivemos num século onde tudo e todos são desafiados, quando vamos comprar uma mercadoria, queremos o melhor preço e qualidade. Quando queremos um plano de saúde, queremos o melhor preço, qualidade no atendimento e melhor viabilidade. Quando procuramos um emprego, primeiro passamos pela entrevista, que geralmente existe vários candidatos, onde o mais inteligente ou aquele com o perfil mais próximo do cargo será contratado. Estamos constantemente sendo testados e desafiados, tanto na vida pessoal, quanto profissional e para as empresas não é diferente. Para que tenhamos êxito em determinada situação, precisamos estar preparados, buscar a inovação constantemente, buscar o aprimoramento, qualificação e conhecimento.
Sabemos que só ter ideias não é suficiente, precisamos de agentes com atitude, ação, conhecimento, qualificação. Uma gestão que adote ideias e que as tornem viáveis e rentáveis. Uma opção interessante, é que existem várias situações em que empresas abrem as suas portas e contam com a participação de colaboradores, chamados de voluntários. Estes possuem uma visão externa da situação atual de uma determinada empresa, pois basear-se apenas em pesquisas de satisfação, geralmente envolve o que está instituído e não o que é inovador.
É muito importante o gestor da inovação, ser assessorado por profissionais da área financeira, para que este auxilie no processo de rentabilidade para que não se torne um projeto inviável e que cause prejuízos e não êxito.
Inovar constantemente pode ser muito interessante para uma empresa, pois é possível expandir os negócios, renova-lo, aumentar os lucros, contratar pessoal, etc. e isso requer um processo eficaz, sistemático e que permita a interação de todas as áreas e projetos .
Empresas inovadoras sabem que a inovação não é algo fortuito, é preciso estabelecer processos formais capazes e viabilizá-los: processos que estimulam a geração de ideias, favoreçam a colaboração e múltiplas perspectivas na avaliação, reconhecendo e premiando aqueles que se aventuram e sugerem novas ideias e coisas. Pena que poucas empresas conseguem efetivamente inovar, pois enfrentam barreiras internas da própria empresa e o mais difícil é criar a cultura de inovação nas organizações. Para estimular a inovação não basta definir sua importância, o clima local deve ser favorável para que o projeto seja bem sucedido. O projeto deve estar vivo e estar fortalecido por todos, inclusive colaboradores, já que a responsabilidade do bom funcionamento de uma empresa é responsabilidade de todos.

http://www.fdc.org.br/pt/pesquisa/inovacao/documents/artigos_blog/inovacao_pratica_organizacoes.pdf, acessado em 03/04/2013 as 13:52.

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