Inovação
Débora Führ
Vivemos num século onde tudo e todos são desafiados, quando vamos comprar uma mercadoria, queremos o melhor preço e qualidade. Quando queremos um plano de saúde, queremos o melhor preço, qualidade no atendimento e melhor viabilidade. Quando procuramos um emprego, primeiro passamos pela entrevista, que geralmente existe vários candidatos, onde o mais inteligente ou aquele com o perfil mais próximo do cargo será contratado. Estamos constantemente sendo testados e desafiados, tanto na vida pessoal, quanto profissional e para as empresas não é diferente. Para que tenhamos êxito em determinada situação, precisamos estar preparados, buscar a inovação constantemente, buscar o aprimoramento, qualificação e conhecimento.
Sabemos que só
ter ideias não é suficiente, precisamos de agentes com atitude, ação,
conhecimento, qualificação. Uma gestão que adote ideias e que as tornem viáveis
e rentáveis. Uma opção interessante, é que existem várias situações em que
empresas abrem as suas portas e contam com a participação de colaboradores,
chamados de voluntários. Estes possuem uma visão externa da situação atual de
uma determinada empresa, pois basear-se apenas em pesquisas de satisfação,
geralmente envolve o que está instituído e não o que é inovador.
É muito
importante o gestor da inovação, ser assessorado por profissionais da área
financeira, para que este auxilie no processo de rentabilidade para que não se
torne um projeto inviável e que cause prejuízos e não êxito.
Inovar
constantemente pode ser muito interessante para uma empresa, pois é possível
expandir os negócios, renova-lo, aumentar os lucros, contratar pessoal, etc. e
isso requer um processo eficaz, sistemático e que permita a interação de todas
as áreas e projetos .
Empresas inovadoras
sabem que a inovação não é algo fortuito, é preciso estabelecer processos
formais capazes e viabilizá-los: processos que estimulam a geração de ideias,
favoreçam a colaboração e múltiplas perspectivas na avaliação, reconhecendo e
premiando aqueles que se aventuram e sugerem novas ideias e coisas. Pena que
poucas empresas conseguem efetivamente inovar, pois enfrentam barreiras
internas da própria empresa e o mais difícil é criar a cultura de inovação nas
organizações. Para estimular a inovação não basta definir sua importância, o
clima local deve ser favorável para que o projeto seja bem sucedido. O projeto
deve estar vivo e estar fortalecido por todos, inclusive colaboradores, já que
a responsabilidade do bom funcionamento de uma empresa é responsabilidade de
todos.
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/inovacao-e-administracao-nao-fazem-apenas-rima-as-redes-colaborativas-sao-a-maior-prova-disso/36692/,
acessado em 03/04/2013 as 08:05.
http://www.fdc.org.br/pt/pesquisa/inovacao/documents/artigos_blog/inovacao_pratica_organizacoes.pdf,
acessado em 03/04/2013 as 13:52.
Nenhum comentário:
Postar um comentário