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domingo, 31 de março de 2013

A FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS


A FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS

Carlos Alexandre Cruz Bloedow

Conseguir novas liderança para atuarem nas organizações é sempre um desafio a ser enfrentado pelos Gestores, uma forma eficiente é encontrá-los dentro da própria empresa. Para Kesner (2003 apud LACOMBE 2007 p. 223), “a formação de lideranças deve ser uma preocupação constante de qualquer organização, mas nem sempre é fácil.” A autora descreve que uma das formas de assegurar a formação de novas lideranças é subordinar o principal executivo de recursos humanos ao principal executivo da empresa e, dentre suas atribuições, delegar a missão específica de formar líderes.
Já Tamure, Evans e Pucik (2007) descrevem que o desenvolvimento de líderes deve ser visto como um processo de longo prazo de duração, e que caminha junto com o processo de gestão de desempenho. Os autores incluem três etapas para esse desenvolvimento rigoroso:
1. Identificação de talentos;
2. Planejamento do desenvolvimento desse potencial através da indicação para missões ou tarefas adequadas, complementadas com acompanhamento e treinamento;
3. Tomada de decisão sobre quem deve assumir qual função, com a garantia de manutenção de uma série de ações sobre o plano de desenvolvimento, mas que também deverão ser equilibrados com a autogestão da carreira.
Segundo Robbins (2006), o momento que a organização está vivenciando, suas dificuldades, necessidades de mudança, inovação, busca por novos conceitos, entre outros, devem ser levados em consideração na busca por novos líderes para essa empresa, pois os fatores situacionais são importantes para o sucesso da liderança, sendo necessário utilizarmos esse conhecimento para adequar o líder à situação. O autor cita que “as pessoas podem aprender a avaliar as situações, modificá-las para que se ajustem melhor ao seu estilo, além de determinar qual o comportamento de liderança é mais eficaz para cada situação”.
De acordo com Charan (2008), pessoas que conquistam atenção e respeito, devido ao seu desempenho como um brilhante estrategista, um mago financeiro ou um gênio criativo, sendo justamente valorizados pelos seus conhecimentos e inteligência, tendo suas opiniões e ideias respeitadas e seguidas pelos demais, aliando ainda uma sólida ética no trabalho e motivação para a sua realização, acabam conquistando posições de liderança, em níveis cada vez mais altos, persuadindo e até mesmo intimidando sua chefia pela promoção. O que pode acarretar em grandes problemas quando essas mesmas pessoas não têm as características essenciais para liderança, mesmo o sucesso perdurando por algum tempo, sem o talento natural eles não conseguirão serem líderes de alto nível fora de sua área de expertise.
Desenvolver novas lideranças é um grande desafio para qualquer organização. Requer investimento financeiro e dedicação, necessita de tempo para treinamentos e de pessoas capacitadas para realizar essa tarefa.
Todas as etapas do processo devem ser monitoradas pelo alto escalão da empresa, pois uma vez efetivados em seus respectivos cargos, esses novos líderes estarão, dentro do estilo de liderança que a organização e o indivíduo desenvolveram, servindo, guiando, auxiliando, indicando, cobrando ou exigindo dos demais membros da organização, que os resultados sejam alcançados.
Se o processo não foi o apropriado, essas lideranças não terão êxito, causando muitos problemas a todos os envolvidos como: funcionários descontentes, diminuição na receita e no lucro, queda na qualidade do produto ou serviço prestado, etc. Então, todo o sistema fica comprometido, desde clientes e fornecedores, chegando aos acionistas. Por isso, a formação de novos líderes se faz tão importante


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHARAN, Ram. Líder criador de líderes.4.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. disponível em<http://books.google.com.br/books
KESNER, Idalene. Leadership developement: perk ou priority? Harvard Business Review, maio 2003, p. 23 e seg.
LACOMBE, Francisco. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2007.
TAMURE, Betania; EVANS, Paul ; PUCIK, Vladimir. A Gestão de Pessoas no Brasil: Virtudes e Pecados Capitais. Rio de Janeiro: Elsevier,2007

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