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quarta-feira, 27 de março de 2013

COMUNICAÇÃO E FEEDBACK


Comunicação e Feedback


Carlos Alexandre Cruz Bloedow


            Um dos grandes desafios para as organizações que buscam implementar melhorias, novas estratégias e promover mudanças no seu ambiente interno é a utilização eficiente, clara e objetiva da comunicação. De acordo com Maxwell (2007, p 33), “o desenvolvimento de excelentes habilidades de comunicação é absolutamente essencial para a liderança eficaz”. Para isso, é necessário: simplificar a mensagem, ser o mais claro possível; observar as pessoas, conhecer o público-alvo da mensagem; apresentar a verdade, ter credibilidade no que diz; buscar uma resposta, pois o objetivo da comunicação é uma ação. Para Lacombe (2007), uma boa comunicação nos dois sentidos necessita de esforço permanente da administração, para assim, criar as condições de confiança indispensáveis à eliminação da filtragem. O desafio é maior quando as coisas não vão bem, pois nesses casos ninguém gosta de dar a notícia ao chefe.

            Tanto as lideranças quanto os colaboradores necessitam receber informações sobre seu desempenho no ambiente de trabalho, de acordo com Knapik (2011), feedback é uma palavra inglesa que significa retroalimentar, é uma informação que nos possibilita sabermos se estamos ou não desempenhando aquilo que se espera, e caso isso não esteja ocorrendo, de que forma podemos mudar nosso comportamento. Além disso, ele propicia sabermos se a comunicação está sendo clara e objetiva, é um indicador de maturidade, de autodesenvolvimento e auxilia na formação de equipes mais comprometidas. Segundo Stadler, Schmidt e Rodermel (2011), o feedback “pode ser utilizado como uma poderosa ferramenta para reduzir possíveis distorções, ocasionadas por falta de clareza no processo de transmissão da informação”. A partir dele, pode-se informar a outra pessoa como nos sentimos em relação a aquilo que foi transmitido na mensagem. Desta forma, uma equipe que sabe utilizar bem o feedback junto com sua liderança, colherá resultados positivos para fazer evoluir a maturidade e o desenvolvimento da equipe.

           Com a utilização do feedback, tanto a organização como os colaboradores e as lideranças obtêm, quando executado da forma correta, ganhos na comunicação, pois a partir dele, o entendimento entre o emissor e o receptor das mensagens poderão eliminar ou minimizar os ruídos que nela possam acontecer. A equipe que seguir utilizando essa técnica terá sua confiança na liderança e no seu desempenho um aumento considerável, pois principalmente quando algo não está ocorrendo da maneira correta, os colaboradores não hesitarão em comunicar a chefia imediata, ou quando não entenderem o que é pedido a eles, ficarão à vontade para solicitar melhores esclarecimentos.

 
Referências Bibliográficas
KNAPIK, Janete. Gestão de Pessoas e Talentos. 3. ed. Curitiba: Ibepex, 2011. disponível em < http://ulbra.bvirtual.com.br/>.
LACOMBE, Francisco. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2007.
MAXWELL, John C As 21 indispensáveis qualidades de um líder. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2007.
STADLER, Adriano; SCHMIDT, Maria do Carmo; RODERMEL, Pedro Monir. Desenvolvimento Gerencial: estratégia e competitividade. 3. v. Curitiba: IBIPEX,

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