Páginas

sábado, 30 de março de 2013

GESTÃO DE PESSOAS

GESTÃO DE PESSOAS

 Késia Oliveira da C. Faleiro


   Já há algum tempo que o departamento de Recursos Humanos (RH) tem deixado de lado a posição mecanicista – que apenas realiza funções sistemáticas, como fazer novas contratações e efetuar pagamentos – para adotar uma postura mais flexível. Neste novo cenário, os funcionários não são vistos como meros empregados com tarefas automáticas, mas como seres humanos que pensam, sentem e precisam de estímulo para apresentar um desempenho satisfatório. O RH não está mais monitorando o funcionamento de “robôs”, mas gerindo pessoas, que, hoje, são consideradas o coração de uma empresa.

   Atualmente, fatores como o talento humano e a capacidade que se tem de desenvolvê-lo e aprender novas habilidades são vistos como diferenciais no mercado de trabalho. Por isso, o quadro de funcionários assume um viés de grupo de colaboradores, que não está ali apenas para cumprir ordens, mas para aplicar sua experiência e conhecimento em prol do crescimento da organização.

   Para garantir que estes colaboradores realizem um bom trabalho e se comprometam com os valores da corporação, é necessário investir em sua formação profissional e se preocupar com seu bem-estar físico e emocional tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal. O resultado é um impacto positivo no rendimento, uma vez que são geradas motivação e satisfação, impulsionando a força trabalhista.

   A gestão de pessoas se caracteriza fundamentalmente pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento dos colaboradores da empresa. Uma gestão bem realizada garante o alcance de metas e objetivos, não raramente superando expectativas.
    Uma forma eficaz para obter sucesso na gestão de pessoas é o coaching. Este processo pode ser utilizado para identificar problemas de gerência e encontrar as melhores soluções para resolvê-los.


 Coaching para Empresas


 


   No universo corporativo, é fundamental que as pessoas – que compõem a alma de qualquer organização – estejam motivadas, comprometidas com suas metas e tenham capacidade para lidar com eventuais conflitos. Na prática, porém, não é exatamente assim. Muitos esbarram na insegurança e falta de apoio, não tendo autoconfiança suficiente para exercer bem as suas funções. Também não é raro que eles não tenham conhecimento integral dos valores e objetivos da empresa.
   Para reverter este quadro, as corporações têm recorrido cada vez mais ao coaching. Este processo de constante evolução ajuda gestores e colaboradores a alinhar seu comportamento com a cultura da empresa, identificar pontos que podem ser melhorados e buscar soluções eficientes para aumentar a produtividade.
    Um dos grandes fatores de aumento de produtividade nas empresas está ligado à motivação: funcionários desmotivados ou com motivação incorreta não produzem o esperado, além de não alcançarem metas empresariais nem estarem alinhavados com a missão da empresa. O coaching vem preencher esta lacuna, ensinando formas de manter os funcionários comprometidos e garantindo um bom desempenho.


Sites: http://www.abracoaching.com.br/gestao-de-pessoas/
         http://www.abracoaching.com.br/consultoria-em-coaching/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário