GESTÃO DE PESSOAS
Késia Oliveira da C. Faleiro
Já há algum tempo que o departamento de Recursos Humanos (RH) tem deixado de lado a posição mecanicista – que apenas realiza funções sistemáticas, como fazer novas contratações e efetuar pagamentos – para adotar uma postura mais flexível. Neste novo cenário, os funcionários não são vistos como meros empregados com tarefas automáticas, mas como seres humanos que pensam, sentem e precisam de estímulo para apresentar um desempenho satisfatório. O RH não está mais monitorando o funcionamento de “robôs”, mas gerindo pessoas, que, hoje, são consideradas o coração de uma empresa.
Atualmente, fatores como o talento
humano e a capacidade que se tem de desenvolvê-lo e aprender novas
habilidades são vistos como diferenciais no mercado de trabalho.
Por isso, o quadro de funcionários assume um viés de grupo de
colaboradores, que não está ali apenas para cumprir ordens, mas para
aplicar sua experiência e conhecimento em prol do crescimento da
organização.
Para garantir que estes colaboradores
realizem um bom trabalho e se comprometam com os valores da corporação, é
necessário investir em sua formação profissional
e se preocupar com seu bem-estar físico e emocional tanto no ambiente
de trabalho quanto na vida pessoal. O resultado é um impacto positivo no
rendimento, uma vez que são geradas motivação e satisfação,
impulsionando a força trabalhista.
A gestão de pessoas se caracteriza
fundamentalmente pela participação, capacitação, envolvimento e
desenvolvimento dos colaboradores da empresa. Uma gestão bem realizada
garante o alcance de metas e objetivos, não raramente superando
expectativas.
Uma forma eficaz para obter sucesso na gestão de pessoas é o coaching. Este processo pode ser utilizado para identificar problemas de gerência e encontrar as melhores soluções para resolvê-los.
Coaching para Empresas
No universo corporativo, é fundamental que as pessoas – que compõem a alma de qualquer organização – estejam motivadas, comprometidas com suas metas e tenham capacidade para lidar com eventuais conflitos. Na prática, porém, não é exatamente assim. Muitos esbarram na insegurança e falta de apoio, não tendo autoconfiança suficiente para exercer bem as suas funções. Também não é raro que eles não tenham conhecimento integral dos valores e objetivos da empresa.
Para reverter este quadro, as corporações têm recorrido cada vez mais ao coaching. Este processo de constante evolução ajuda gestores e colaboradores a alinhar seu comportamento com a cultura da empresa, identificar pontos que podem ser melhorados e buscar soluções eficientes para aumentar a produtividade.
Um dos grandes fatores de aumento de produtividade nas empresas está ligado à motivação: funcionários desmotivados ou com motivação incorreta não produzem o esperado, além de não alcançarem metas empresariais nem estarem alinhavados com a missão da empresa. O coaching vem preencher esta lacuna, ensinando formas de manter os funcionários comprometidos e garantindo um bom desempenho.
Sites: http://www.abracoaching.com.br/gestao-de-pessoas/
http://www.abracoaching.com.br/consultoria-em-coaching/
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