Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2013

LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS - O PAPEL DO LÍDER DO FUTURO NAS CORPORAÇÕES


                                            Liderança nas Organizações Contemporâneas
O Papel do Líder do Futuro nas Corporações

Késia Oliveira C. Faleiro

       Finalmente as empresas perceberam que o ambiente organizacional e seus colaboradores são os maiores responsáveis pelo sucesso de seus negócios. Assim, a fim de se manterem competitivas, as empresas procuram criar um clima organizacional que motive o trabalho em equipe e a criatividade de seus colaboradores.                                          
Como parte desta iniciativa, as empresas iniciaram programas para a preparação de líderes que tenham a capacidade de fazer aflorar essas caraterísticas na equipe. Tarefa essa que não é fácil, pois, muitas empresas confundem o papel da liderança com o papel do chefe e acabam correndo o risco de verem naufragar o desenvolvimento do clima organizacional e a criatividade, pois, o papel do chefe pode ter efeito inibidor sobre os colaboradores. O papel do líder evoluiu e novas características tornaram-se essenciais para que o líder possa fazer com que a equipe obtenha os melhores resultados, através da administração de conflitos, da manutenção da autoestima do grupo e da atuação como agente motivacional.
Atualmente os líderes devem atuar como cada vez mais como agentes de intercâmbio entre a empresa e seus liderados, fornecendo a direção a ser seguida pela equipe, feedback sobre a atuação e sobre os resultados da equipe, e o que a empresa espera de seus colaboradores para que possa atingir seus objetivos, sendo esta a razão maior da existência da organização.  Portanto, a boa comunicação, o relacionamento interpessoal, a empatia, o poder de persuasão, a imparcialidade e o feedback tornam-se características importantes para que o líder exerça seu papel e vença os desafios que são propostos para a função. 
Através destas características, o líder consegue obter melhores resultados da sua equipe, pois desce do pedestal no qual naturalmente é colocado pelos membros da equipe e se colocar no meio de todos, falando a mesma língua.

Site: http://revistapanorama360.wordpress.com/2012/03/05/lideranca-nas-organizacoes-contemporaneas-o-papel-do-lider-do-futuro-nas-corporacoes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário