Páginas

sexta-feira, 5 de abril de 2013

DESENVOLVENDO EQUIPES DE ALTO RENDIMENTO


DESENVOLVENDO EQUIPES DE ALTO RENDIMENTO

Carlos Alexandre Cruz Bloedow

O desenvolvimento de equipes de alto rendimento é uma atribuição que deve ser compartilhada entre a Gestão de Pessoas e os Líderes. De acordo com Knapik (2011, p. 79), “as lideranças devem buscar estrategicamente o desenvolvimento de seus grupos de trabalho, transformando-os em equipes de alto desempenho, capazes de assumirem uma tarefa importante e ter competência para realizá-la”. Mas para que isso ocorra, é necessária a manutenção de alguns fatores:
Maturidade emocional nos relacionamentos; clareza e transparência nos objetivos; comunicação; conhecer prazos e recursos disponíveis; disposição para aprender e mudar; respeito mútuo e confiança.
Uma forma de conseguir um maior comprometimento dos colaboradores é através do repasse de mais responsabilidades a eles. Segundo Blanchard (2011), o empoderamento é a chave para se construir equipes de alto rendimento, pois isso permite que as pessoas usem sua motivação, experiência e conhecimentos para criar um tripé de resultados robustos. Ele nada mais é que a liberação de poder que existe nas pessoas e, para que ele ocorra, a organização e as lideranças precisam compartilhar as informações com o grupo; criar autonomia através de limites e substituir a velha hierarquia por equipes e pessoas autodirigidas.
Já Robbins (2006) destaca quatro fatores que parecem estar mais significativamente relacionados ao desempenho das equipes: a presença de recursos adequados, uma liderança eficaz, um clima de confiança e sistemas de avaliação de desempenho e de recompensas que reflitam as contribuições da equipe.
Quando o líder tem em mãos uma equipe de alto rendimento, o envolvimento deles com as tarefas e com os objetivos da organização são muito maiores, pois eles têm o entendimento  da importância de cada um no processo. Por isso, as lideranças não devem poupar esforços para estabelecer uma cultura na instituição que valorize o desenvolvimento e o treinamento dos colaboradores.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BLANCHARD, Kenneth H. Liderança de alto nível. rev e ampl. Porto Alegre: Bookman, 2011.
KNAPIK, Janete. Gestão de Pessoas e Talentos. 3. ed. Curitiba: Ibepex, 2011. disponível em < http://ulbra.bvirtual.com.br/>
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional, 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário